Nesta quarta-feira (17), Lara Queiroz, fundadora do Instituto Quintal, apresentou oficialmente à cidade de Barrocas, na Bahia, o projeto Pacto Quintal CO2 Free. A instituição montou um estande na Praça da Matriz da cidade para atender e tirar dúvidas dos cidadãos e recebeu a população, autoridades e executivos da mineradora Equinox Gold – empresa patrocinadora – na Câmara dos Vereadores.
Enquanto isso, no espaço em Barrocas onde a sede do instituto será construída, foram recebidas 15 mil sementes que darão início ao processo de reflorestamento que dessa área, de um total de 24 mil mudas que serão produzidas na cidade.
“Hoje tivemos um dia muito especial de uma dupla comemoração. Esse contato próximo com a população e autoridades de Barrocas simboliza efetivamente o início das atividades do Pacto Quintal”, conta Lara.
O Pacto Quintal CO2 Free acontece em três áreas simultâneas. A primeira consiste na produção das mudas de árvore para plantio e comercialização num esforço para preservação da vegetação nativa e sequestro de CO2.
A segunda etapa envolve capacitar trabalhadores de coleta seletiva para atuação como agentes ambientais, instalar pontos de coleta e composteiras públicas pela cidade e povoados vizinhos, além de iniciar a coleta seletiva na cidade, tendo em vista a reciclagem. Já a terceira etapa foca na capacitação de professores das cidades e regiões vizinhas, com orientações sobre o uso da educação ambiental de forma recorrente nas escolas.
Sobre o Instituto Quintal
O Instituto Quintal nasceu em 2014, em Feira de Santana (BA), tendo como inspiração e exemplo o trabalho da educadora autodidata barroquense Helena Firmina de Queiroz, que abria o seu quintal para as crianças e a comunidade. A idealizadora da ONG, Lara Queiroz, neta de Dona Helena, retornou a Barrocas para implantar a nova sede do Instituto. O objetivo é atuar com soluções socioambientais.
“O Pacto Quintal CO2 Free é um marco na evolução da atuação da ONG. Com esse projeto, com o apoio da Prefeitura de Barrocas e da iniciativa privada, o instituto envolve a sociedade local em um dos mais importantes temas contemporâneos: as emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global. As mudanças climáticas decorrentes da ação humana impactam o mundo inteiro, em muitos casos de forma trágica, então é preciso ação e conscientização”, destaca a fundadora.
Comentários: