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Município de Catu tem 3º melhor IDEB da região e comprova uma gestão de rede de alta capacidade

Catu conquistou a média 5,4 e ficou a frente de cidades como Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Pojuca, Dias D’Ávila, Candeias, são Sebastião do passe e outras.

Município de Catu tem 3º melhor IDEB da região e comprova uma gestão de rede de alta capacidade
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A gestão municipal de Catu teve uma boa notícia com a divulgação das avaliações do IDEB 2021, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, realizado pelo INEP, Instituto Nacional. Segundo a avaliação, a Educação do Município está entre as 03 (três) melhores da Região Metropolitana.

A nota conquistada pelo ensino municipal de Catu já é superior à meta estabelecida pelo país para o ano de 2023 e é muito superior ao desempenho médio do Estado da Bahia. O Prefeito Pequeno Sales e a Secretária Municipal de Educação, Rosa Sales, destacam os desafios que precisaram ser superados para alcançar o bom resultado.

Segundo informações, a atual gestão municipal encontrou a Secretaria Municipal de Educação numa situação muito difícil, sem proposta pedagógica clara, com pendências e irregularidades em convênios. E a Secretária Rosa Sales teve que regularizar as contas, fazer uma reestruturação completa e ainda conseguiu esse índice ótimo, melhor do que o de muitas cidades maiores.

O Prefeito Pequeno Sales exaltou os diferenciais de Catu, fundamentais para a conquista da boa avaliação. “Aqui nós temos profissionais de educação dedicados e muito qualificados, temos uma metodologia de ensino desde a Educação Infantil, temos merenda de qualidade e investimos na estrutura das escolas, investimentos em tecnologia e na capacitação dos professores. Além disso, sempre priorizamos a qualidade da Educação, mesmo em períodos de dificuldade financeira. Os resultados são ótimos e a nossa equipe, diretoras, coordenadoras, professoras e funcionárias das escolas, todos estão de parabéns”, enfatizou Pequeno Sales. 

O resultado do município se deve a um trabalho consistente em vários pilares da educação, bem como o empenho dos profissionais envolvidos. É um motivo de muita honra para todos os profissionais da educação municipal esse resultado, ao mesmo tempo, é de muita responsabilidade a continuidade desse desenvolvimento.

Avaliação

Para o prefeito Pequeno Sales, o resultado está acima do esperado, tendo em vista as inúmeras perdas ocasionadas pela pandemia da Covid-19. “Os prejuízos ocasionados pela pandemia foram muito grandes, por isso desde o retorno das atividades presenciais a Secretaria Municipal de Educação não tem medido esforços para recuperar os conteúdos e oportunizar o pleno desenvolvimento dos estudantes. A nota do Ideb revela o esforço dos nossos educadores, profissionais da educação e a qualidade do ensino público”, disse.

A Secretária Municipal de Educação, Rosa Sales, lembra que a avaliação foi realizada dois meses após o retorno das aulas 100% presenciais. “Nossas crianças voltaram às aulas somente em setembro de 2021 e a prova foi aplicada em novembro. Este resultado só foi possível por conta do esforço e do excelente trabalho dos professores, com as aulas aos sábados e no contraturno escolar. O mérito é de toda nossa equipe”, avalia. 

O IDEB é a principal política de avaliação do ensino básico no país, cuja série histórica foi iniciada em 2005. Essa é a primeira medição pós-pandemia. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a média na Bahia foi 3,9. Mas, Catu atingiu a nota 5,4.

EVOLUÇÃO DO IDEB X DESPESAS EM EDUCAÇÃO POR ALUNO

Segundo dados do SICONFI e IDEB, INEP (via QEdu Dados) que busca evidenciar a relação entre despesas, parametrizadas por aluno, e o resultado de aprendizagem que os alunos estão obtendo no município de Catu, foram encontrados os resultados apresentados que apontam um crescimento na qualidade da gestão de rede de ensino municipal.

Em 2019, o total de matrículas na rede municipal foi de 6.393 (seis mil trezentos e noventa e três) alunos. E foram aplicados na educação um montante de R$ 36.271.801,31 (Trinta e seis milhões, duzentos e setenta e um mil, oitocentos e um reais e trinta e um centavos). O que representou um investimento de R$ 5.673,67 (cinco mil, seiscentos e setenta e três reais e sessenta e sete centavos) por aluno matriculado na rede municipal de ensino.

em 2021, o total de matrículas na rede municipal foi de 6.643 (seis mil, seiscentos e quarenta e três) alunos. E foram aplicados na educação um montante de R$ 39.184.710,37 (Trinta e nove milhões, cento e oitenta e quatro mil, setecentos e dez reais e trinta e sete centavos). O que representou um investimento de R$ 5.898,65 (cinco mil, oitocentos e noventa e oito reais e sessenta e cinco centavos) por aluno matriculado na rede municipal de ensino.

 

O Prefeito Pequeno Sales ainda aponta entre os pilares a seleção pública de profissionais, mediante melhores resultados; a política formação continuada de professores; e as políticas de valorização do magistério, não só para o acompanhar o desempenho do professor, como criar mecanismos de valorização do seu trabalho. Tais mecanismos é para, ao chegar em sala, o professor tenha meios para oferecer uma aula de muita qualidade”, reforça o Prefeito Pequeno Sales.

DEVER DE CASA

É preciso comemorar os bons resultados, mas não podemos esquecer que temos um déficit tão grande, sobretudo, na educação básica no País, que quando um município faz o seu dever de casa ele já se sobressai entre os comuns. Os índices refletem uma ‘corrida boa’, mas nunca irão abarcar toda a realidade, muito mais complexa.

Mesmo assim, é preciso observar o que eles estão fazendo: não há resultado consistente sem investimento no equipamento escolar e na qualificação do professor.

Notamos que há uma desigualdade social muito grande, isso impede a aprendizagem. Naquelas escolas em que o aluno tem uma assistência pedagógica, em que a instituição funciona no turno contrário, garantindo, entre outras coisas, a nutrição, elas serão boas tanto para professores quanto para os alunos.

reconhece a importância da melhora dos índices em Catu, mas é recomendável cautela, atentando para a evasão escolar no Estado, que vem aumentando nos últimos anos, conforme aponta o Censo Escolar 2020.

Uma coisa é ter bons resultados com pouca criança em sala de aula, outra é ter esses mesmos bons resultados com muita criança em sala de aula. E é justamente nesse ponto que devemos valorizar o desempenho da cidade de Catu no IDEB 2021.

Fazendo uma análise dos dados, fica claro que os resultados futuros mostrarão em relação ao período anterior, que os bons índices hoje refletem a competência inquestionável dos profissionais envolvidos em todas as etapas que compõe o planejamento educacional de Catu, e a continuidade desse trabalho apontarão os sucessos dos indicadores futuros.

A PANDEMIA NO MEIO DO CAMINHO

Assim como todas as cidades no mundo, Catu viu-se desafiada a manter o ensino em meio ao distanciamento social. Enquanto os estados ainda avaliavam o que fazer, o município antecipou-se na entrega de kits alimentícios para todos os alunos e material didático aos estudantes sem conexão de internet para o ensino remoto.

“Logo que tivemos que interromper as aulas presenciais, iniciamos série de ciclos de formação continuada de professores, com uso de tecnologias e adaptamos as salas de aula para protocolos sanitários”, explica Rosa Sales.

A pandemia escancarou a questão das oportunidades e desigualdades educacionais. A rede pública não tinha condições de fornecer, por exemplo, aulas a distância com mesma qualidade. E mesmo que tivesse boa oferta, como está sendo essa recepção das crianças, sobretudo em lugares remotos?

Não é possível falar de bons índices educacionais sem contextualizar as preocupações com dois anos letivos em meio às medidas provocadas pela Covid-19.

A pandemia se mostrou uma espécie de binóculo. Ampliou a nossa capacidade de ver a desigualdade e as condições reais de acesso à escola. É notório que numa mesma sala de aula a maioria sequer tinha condições de acompanhar a aula remota durante uma manhã completa na residência, seja porque alguém precisava do celular ou os dados móveis não eram suficientes. Sem contar no esgotamento por parte dos professores.

O que fazer de agora em diante pela educação, enquanto acompanhamos o retorno gradual das aulas presenciais? Quais os primeiros passos a serem dados por um gestor frente aos últimos desafios? Os especialistas em educação, que acompanham os indicadores e especialmente as realidades em sala de aula, apontam o que deve ser os primeiros atos de gestão a partir de situações evidenciadas pela pandemia de Covid-19.

As escolas precisam seguir dois caminhos. Um está na estrutura, que são os recursos para que o aluno tenha todas as oportunidades que qualquer outra criança na mesma idade no município; a outra questão é o acolhimento socioemocional. Os estudantes, muitas vezes, se sentem mais afastados, isolados, então eles precisam ser acolhidos nessa volta”, afirma Rosa Sales.

Um importante passo que os gestores devem dar, é cuidar dos professores. Focar na saúde do professor, pois eles estão muito sobrecarregados e precisam estar bem acolhidos para acolher os alunos. Somente um professor motivado, e uma escola com mais educadores, o acolhimento vai se tornar verdadeiro. Não se trata de uma questão financeira, mas de uma abordagem psicológica, administrativa, de maneira que a escola se torne um local prazeroso, da alegria e do retorno saudável, não de um retorno fechado e de obrigação da rotina.

Obviamente pensamos nas crianças como a parte mais frágil, mas o professor está sendo cobrado também, eles estão se desdobrando. Então as escolas precisam se preparar para o acolhimento ao professor. O professor se sente apto a passar a atenção para a criança, de forma prazerosa? Se sim, as crianças que estudam com ele vão ganhar muito mais. E assim, a garantia de recursos e o acolhimento socioemocional irão fazer a diferença positivamente na educação.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Vale a pena relembrar que no dia 20 de setembro de 2021, nas dependências da Secretaria de Educação de Catu, o então Secretário de Planejamento e Administração da Cidade de Catu, Lucio, juntamente com a Secretária de Educação do município, Rosa Sales, se reuniram com dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pojuca, Catu, Mata de São João e Itanagra (SINDISCEMP), Jaci Argolo, Jocelino Chaves, dos Santos, Jorge Simon de Assis, Amanda Gomes e Antônio Dílson Lopes, bem como, com o Representante da Faculdade Olga Mettig, para tratar de assuntos relacionado ao Pólo de Conhecimento com foco na capacitação e valorização dos servidores públicos municipais de Catu.

Durante a reunião, os dirigentes do SINDISCEMP fizeram questão de explanar sobre a importância da valorização dos servidores públicos municipais. Inicialmente, A secretária de Educação Municipal, Rosa Sales, relatou a preocupação e o comprometimento da Gestão Municipal com a qualidade do ensino e os meios viáveis para melhorar a aprendizagem.

Os impactos positivos desta reunião para a gestão educacional de Catu, além de inovador foi de suma importância para fazer crescer o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).  A partir desta reunião os Secretários presentes tiveram a certeza de que cada um dos gestores pode voltar para escola e buscar as estratégias para atingir as metas, investindo na aprendizagem e no currículo para que Catu possa avançar e que seus indicadores educacionais atinjam uma referência para o Brasil.

Para contribuir na mudança deste cenário deixado pela pandemia, a Administração Municipal resolveu investir em capacitação e valorização dos seus servidores. Esse foi justamente o pensamento tanto de Rosa Sales quanto do então Secretário de Administração, Lucio, eles deram ênfase na importância de o próprio servidor resgatar o seu valor, perceber o quão necessário é trazer alegria para o seu ambiente de trabalho e colocar amor na execução de seu ofício. E para isso, a Gestão Municipal de Catu, fez de tudo para encontrar mecanismos que sejam capazes de atingir as metas pactuadas pelo Prefeito Pequeno Sales.

Como se pode perceber, o desempenho do município de Catu no IDEB 2021 não foi obra do acaso nem tão pouco questão de sorte. O trabalho incansável da gestão municipal de Catu sob o comando e diretrizes do Prefeito Pequeno Sales e da Secretária Municipal de Educação, Rosa Sales, foi preponderante para conduzir os profissionais da educação no cumprimento de metas que garantiram a nota 5,4 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2021. Parabéns a todos os envolvidos nessa conquista que eleva e muito o nome da Cidade de Catu.

*Luis Antonio Santos e Santos é Jornalista; Radialista; Advogado; Professor; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; MBA em Comunicação e Marketing; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

 

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