Com o tema “Peregrinos de Esperança”, teve início na noite deste domingo, 1, a tradicional Trezena de Santo Antônio, padroeiro da cidade de Alagoinhas. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, mobilizou centenas de fiéis, que lotaram a Catedral de Santo Antônio e também acompanharam a programação do lado de fora, por meio de dois telões instalados especialmente para a ocasião.
A trezena é uma tradição católica composta por treze dias consecutivos de orações, missas e reflexões em preparação à festa litúrgica de Santo Antônio, celebrada em 13 de junho. Em Alagoinhas, a devoção ao santo é uma das manifestações religiosas mais fortes e reúne fiéis de diversas partes da cidade e da região.
A primeira noite foi marcada pela celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Oliveira Vidal, que destacou as virtudes do santo homenageado. “Santo Antônio, pregador do Evangelho por excelência. Era um grande conhecedor da Palavra, mas em seu coração parecia arder algo ainda maior: um desejo intenso de viver o que pregava. Era um homem que traduzia a Palavra em sua vida”, afirmou o bispo.
Nesta primeira noite de trezena, foram homenageadas instituições ligadas ao setor educacional, como a escola catequética, escolas públicas e privadas, instituições de ensino superior e escolas católicas. A programação da trezena segue até o dia 13 de junho, com um subtema específico para cada noite. Além das missas, os dias contam com alvoradas, procissão, momentos culturais, feirinha e quermesse.
Comentários: